Exames

Ecocardiograma

O Ecocardiograma abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultrassom. É frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, problemas na carótida, entre outras. Não é necessária preparação prévia para este exame.

Eletrocardiograma

É um exame cardiológico fundamental que registra a variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. O exame é indicado como parte da análise de doenças cardíacas, em especial as arritmias cardíacas. Também muito útil no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Na CardioLar, utilizamos um Eletrocardiógrafo Digital para fazer o registro do seu ECG e além do laudo, lhe entregamos o LifeCard com sua identidade cardíaca.

Holter (24 horas e 7 dias)

Na CardioLar temos o Holter de 24 horas (o mais comum), o Holter de 7 dias de o Holter de eventos. Esses dois podem ser solicitados pelo cardiologista para identificar arritimias mais específicas. O paciente deve ficar com o aparelho (portátil e leve) acoplado na cintura executando todas suas atividades rotineiras: andar, trabalhar, comer, etc. O Holter registra os batimentos cardíacos do paciente e detecta se houve alguma alteração ao longo do período, possibilitando ao médico avaliar as variações do ritmo e da frequência cardíaca para identificar a presença de arritmias, disritmias e até mesmo isquemias silenciosas, que ocorrem com maior frequência em diabéticos. O Holter é como o eletrocardiograma, porém realiza o registro ao longo de todo o período.

M.A.P.A. (24 horas)

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que realiza medidas da pressão arterial diversas vezes ao longo de 24 horas, durante a vigília e o sono. Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento médico e dos medicamentos.

M.R.P.A.

A Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) é o exame que realiza medidas da pressão arterial por um certo período de tempo. Sua característica fundamental é obedecer a um protocolo previamente estabelecido e normatizado, que consiste em que as medidas da pressão arterial são realizadas em dois momentos: pela manhã e ao entardecer/anoitecer durante cinco dias consecutivos, sendo verificadas três medidas por cada período com intervalos de um minuto entre cada medição. A MRPA fornece informações úteis e adicionais sobre os níveis da pressão arterial fora do ambiente do consultório, em diferentes momentos do dia sendo ideal para acompanhamento do paciente sobre da eficácia do tratamento médico.

A MRPA tem como indicações a confirmação diagnóstica da hipertensão arterial, Identificação e seguimento da hipertensão do avental branco, Identificação e quantificação do efeito do avental branco e Identificação da hipertensão mascarada, a verificação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo além da confirmação diagnóstica da hipertensão arterial resistente.

Exame A.O.P.

O Exame AOP (Análise da Onda de Pulso) é um exame realizado no consultório. É relativamente novo, moderno, NÃO invasivo e validado para análise de inúmeros parâmetros hemodinâmicos usando um medidor oscilométrico. Também é prescrito para:

  • Analisar a V.O.P. (velocidade da onda de pulsa), que é um indicador biológico pra a rigidez arterial.
  • Identificação e prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Ferramenta adicional para o diagnóstico de doenças cardiovasculares como doenças coronárias, parada cardíaca, doença crônica dos rins.
  • Como ferramenta para acompanhamento no monitoramento de pacientes em terapia (medicamentos).

Teste de Esforço (Ergometria)

Este exame é realizado em uma esteira ergométrica para submeter o paciente a uma determinada modalidade de esforço físico graduado e monitorado com eletrocardiograma, objetivando aumentar sua demanda metabólica global e em especial a demanda metabólica do coração, podendo assim avaliar, entre outras variáveis, a aptidão cardiorrespiratória global do indivíduo e a presença de isquemia no músculo cardíaco. É prescrito pelo médico para: Aptidão cardio-respiratória, presença de isquemia miocárdica, prognóstico da doença arterial coronária, arritmias desenvolvidas ao esforço e classe funcional.

Falar
Olá! Posso ajudar?